sábado, 28 de maio de 2011

INFORMAÇÕES - 28 de Maio (Enviada por correio electrónico)

Petição Pública Nacional “Por uma formação autónoma dos professores de Geografia e História. Por uma formação inicial de qualidade” - Informações

Car@s colegas

Este email refere-se ao desenvolvimento da Petição Pública Nacional e é enviado aos colegas de Geografia, mas também aos de História, com quem recentemente tomei contacto, no âmbito da Petição Pública.
1. A Associação Insular de Geografia, sediada na Madeira, disponibilizou-se logo aquando do lançamento da Petição, no começo da semana, para colaborar na sua divulgação e recolha de assinaturas na Região Autónoma - colaboração que aceitámos, naturalmente, com muito gosto. Convidámos a sua presidente, Gilda Dantas, a integrar os primeiros subscritores da Petição, o que foi aceite.
2. Enviámos, ontem, uma carta aos secretários-gerais dos principais partidos representados na Assembleia da República, pedindo para sermos recebidos, a fim de apresentarmos as razões da nossa Petição Pública e as nossas propostas alternativas quanto à formação inicial de professores (criação do Mestrado em Ensino da História e do Mestrado em Ensino da Geografia). O Partido Comunista Português já respondeu afirmativamente e ficámos de acertar uma data.
3. Na próxima 3ª feira, dia 31 de maio, realiza-se na Escola Secundária Alfredo dos Reis Silveira, na Torre da Marinha/Seixal, uma sessão de divulgação e debate da Petição Pública Nacional (obrigado Ana Paula!). Raquel Henriques, presidente da Associação de Professores de História, e eu próprio estaremos presentes. Terá começo às 17 horas.
4. Aqui vão os links para os sites de divulgação das várias associações que participam nesta Petição:
Associação de Professores de Geografia
http://www.aprofgeo.pt/moodle/
Associação de Professores de História
http://www.aph.pt/destaque/index2.html
Associação Portuguesa de Geógrafos
http://www.apgeo.pt/
Associação Insular de Geografia
http://www.aigmadeira.com/archives/1602
5. No blogue da nossa Petição, em http://www.peticaoautonomiahistoriageografia.blogspot.com/ (coloquem-no nos vossos favoritos!) temos links de acesso (obrigado Pedro Ferraz, qualquer dias és um geógrafo e historiador “honoris causa”!) ao blogue do conhecido Ramiro Marques, em que este comenta (e apoia) a nossa Petição Nacional de Geografia e História, num texto intitulado “Argumentos a favor da autonomia da formação dos professores de História e de Geografia”. Vale a pena ler.
No nosso blogue, acedemos igualmente ao Blogue “Professores Lusos”, onde é dada igualmente grande atenção a esta Petição Pública Nacional – com um agradecimento particular a Cipriano Teixeira (que se reparte entre Tavira e o AE de Mértola), que para aí ajudou a “transportar” a Petição Pública e tem constituído um impulsionador da Petição pelos Algarves mas, também, pelo restante país.
6. A nossa página do Facebook, “Autonomia História e Geografia (Petição Nacional)”, disponível em http://pt-pt.facebook.com/people/Autonomia-Hist%C3%B3ria-E-Geografia/100002461516586?sk=wall já tem 73 aderentes. Mas pode e deve ter muitos mais! Faço um apelo para que aqueles que já possuem as suas páginas façam um pedido de amizade (e a Leonor Carvalho, do outro lado, responde logo que sim!). É uma forma fácil de comunicarmos entre nós, o que nos dá força. Também poderá estimular alguns de nós a irmos criando as nossas próprias páginas.
7. Vão-nos chegando alguns comentários/testemunhos sobre a Petição Pública, que não tomamos a liberdade de publicitar, pelo seu carácter pessoal. Apelo a que os partilhem no Blogue (enviem para o email da Petição) ou no Facebook.
8. Sobre a divulgação da Petição Nacional. Eu não sou especialista do assunto, mas provavelmente esquecemo-nos de desafiar algum colega a analisar a difusão da Petição Nacional. Tenho tomado a liberdade de ir ligando para algumas escolas, designadamente de capitais de distrito (os distritos ainda existem!), tenho telefonado para colegas que conheço melhor ou pior, etc. Escolas de Lisboa, junto à minha casa, podem ignorar de todo a Petição (cada vez menos…) e colegas e Escolas a centenas de quilómetros estão perfeitamente informados (graças à divulgação directamente associada à Petição, mas também ao trabalho de divulgação das Associações, naturalmente). De qualquer das formas, renovo o pedido de divulgação da Petição junto de colegas de Geografia e de História de que tenhamos contacto.
9. Dito isto, a Petição está a ter um grande sucesso e, como podemos ler no Blogue e no Facebook (obrigado António Fernando!), na 6 feira já tínhamos assinaturas de peticionantes de dez instituições diferentes, quando a Petição Nacional foi lançada na 2ª feira. Temos 78 assinaturas, pelo já só faltam 3922 assinaturas!
Isto dito, não há pressa, mais vale recolher as assinaturas todas possíveis, primeiro, e depois enviá-las. Se me é permitido o exemplo pessoal, eu próprio já tenho 30 assinaturas do IGOT-UL e só as entregarei quando me parecer que já recolhi todas as possíveis.
10. A maioria dos colegas está a enviar a Petição por email (folhas digitalizadas), mas cada um fará como lhe parecer melhor.
11. Um último apelo, para divulgação junto de entidades com quem tenham contacto privilegiado, meios de comunicação local, etc. É importante, até porque não é fácil acedermos aos meios de comunicação nacional, se não se sentir que há por ái um certo sururu...
12. Junto de novo o ficheiro do texto da Petição e de recolha de assinaturas, por precaução.

Um abraço.

Sérgio Claudino

1 comentário: