domingo, 29 de maio de 2011

Carta enviada aos principais partidos políticos representados na Assembleia da República (PS, PSD, CDS/PP, PCP, BE)

Exmo. Sr.

Secretário Geral/Coordenador do....

Um grupo de professores e de associações sócio-profissionais de Geografia e de História, dando eco à preocupação de muitos docentes portugueses, lançaram a 23 de maio p.p. uma Petição Pública Nacional, a subscrever pelos professores daqueles dois grupos disciplinares. Esta Petição tem por objetivo levar a Assembleia da República a discutir e a modificar o regime de formação inicial dos professores das duas disciplinas, do 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário, consagrado no Regime Jurídico para a Docência na Educação Pré-Escolar e nos Ensinos Básico e Secundário (Decreto-Lei nº 43/2007, de 22 de fevereiro, nº 11 do Anexo). Aí se determina a unificação da formação inicial dos professores das disciplinas de Geografia e de História, no Mestrado em Ensino de História e de Geografia para o 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário, a que podem aceder licenciados com uma formação muito limitada nestas áreas –o que implica uma diminuição da qualidade da formação inicial docente, que atingirá dois grupos de docência do atual modelo do sistema de ensino e terá, certamente, graves consequências para a qualidade do ensino.

Assim, no âmbito de um conjunto de iniciativas de que somos responsáveis como promotores da petição Por uma formação autónoma dos professores de Geografia e História. Por uma formação inicial de qualidade”, gostaríamos de reunir com os responsáveis do ******* pela área da Educação, a fim de expormos os razões que nos levam a defender a revogação do Decreto-Lei nº 43/2007, no que se refere à instituição do grau de Mestre em Ensino de História e de Geografia e às condições de acesso ao mesmo, e sensibilizar o ****** para a nossa proposta alternativa, de criação do Mestrado em Ensino de História e do Mestrado em Ensino de Geografia.

Confiantes no melhor acolhimento de V. Exa. a este nosso pedido de reunião, subscrevemo-nos com os melhores cumprimentos.

Lisboa, 27 de maio de 2011

Os primeiros subscritores da Petição Pública Nacional

Sérgio Claudino, IGOT, Universidade de Lisboa (Geografia), telemóvel 918444590

Maria Leonor Carvalho, AE de Frei Estevão Martins/Alcobaça (História)

António Fernando Silva, AE da Quinta do Conde (Geografia)

Miguel Barros, Escola Secundária c/ 2ª e 3º ciclos de Passos Manuel/Lisboa (História)

Emília Sande Lemos, presidente da Associação de Professores de Geografia

Raquel Pereira Henriques, presidente da Associação de Professores de História

             Margarida Pereira, presidente da Associação Portuguesa de Geógrafos
             Gilda Dantas, Associação Insular de Geografia

Sem comentários:

Enviar um comentário