sexta-feira, 28 de outubro de 2011

SEMINÁRIO NACIONAL ADIADO

Car@s colegas

1.Numa decisão que nos suscitou dúvidas (tem prós e contras), decidimos adiar o Seminário Nacional “A Formação Inicial de Professores de Geografia e História”, prevista para o próximo dia 12 e 13 de novembro.

2. Há relativamente poucos inscritos. Numa contagem que acabei de fazer, tínhamos cerca de quatro dezenas de participantes, somando todos os presentes, e o seu número deveria crescer ainda nos próximos 15 dias.

Contudo, estamos todos a aguardar que as notícias que se vão multiplicando nos jornais sobre a redução da carga horária de História e de Geografia se confirmem minimamente. Neste momento, até já o “Diário Económico” (20 de outubro), para além do “Diário de Notícias” (13 de outubro) e do “Primeiro de Janeiro” (14 de outubro) o noticiou. ´Do meu ponto de vista, vai ser necessária uma reunião muito participada pelos professores de Geografia e de História, já não só sobre a formação inicial, como também sobre a questão da presença curricular das duas disciplinas.

Estar a realizar agora o Seminário Nacional, para mais tarde realizar novo Seminário Nacional ou um grande encontro nacional de professores de ambas as disciplinas, poderia ser contraproducente e desmobilizador.

3. Um pedido de desculpa aos que se tinham inscrito, pelo incómodo. Espero que compreendam. Agradecemos ainda àqueles que se disponibilizaram para colaborar, entre eles professores das Universidades do Porto, Coimbra, Lisboa, Universidade Nova de Lisboa e Universidade de Évora (visita de estudo), como quero aqui sublinhar.

4. Entretanto, a Petição continua online, mantendo-se a data de 12 de novembro como limite. Continuamos a receber subscrições, felizmente. Atenção, a Petição é só para professores de Geografia e de História e quem subscreveu em papel não o deve fazer online. Se alguém se enganar e repetir a inscrição, agradeço que nos contacte, para apagarmos a duplicação.

5. Já temos a participação de cerca de 40% dos professores portugueses de Geografia e História do 3º ciclo e do ensino secundário. Já podemos repetir os pedidos de audiência aos grupos parlamentares, ir à Assembleia da República. Mas se tivermos mais subscrições, teremos mais peso. Há milhares de professores de Geografia e de História que ainda não subscreveram a petição Pública Nacional. Por isso, tomo a liberdade de lançar uma nova meta: 5000 subscrições. Temos de ser ambiciosos. “Aborreçam” os vosso colegas que sabem que ainda não subscreveram a Petição. Não há nenhuma razão para não o fazerem.

Ela está disponível em

http://peticaopublica.com/PeticaoVer.aspx?pi=P2011N14927

Cumprimentos.


Sérgio Claudino

Sem comentários:

Enviar um comentário