sábado, 29 de outubro de 2011

Mobilização e mais uma notícia de jornal

No encerramento do 8º Congresso da Geografia Portuguesa, a presidente da Associação Portuguesa de Geógrafos, a Professora Margarida Pereira (na foto, à esquerda), aludiu repetidamente à preocupação suscitada pelas notícias que vão saindo nos jornais e pelo Orçamento de Estado, que privilegia o ensino de Português e de Matemática e fala da “dispersão curricular”. A presidente da APGeógrafos apelou à subscrição da presente Petição Pública Nacional. Na documentação entregue aos congressistas, constava uma carta aberta das presidentes das duas associações (APGeografia e APGeógrafos) onde se dava conta da preocupação suscitada pelas notícias vindas a público. Estas intervenções foram muito importantes.
Registamos, em particular, o apelo público da presidente da APGeógrafos à subscrição da presente Petição Pública.
O facto de ter sido trazida, repetidamente, a questão da presença da Geografia (e da História) no ensino básico e secundário para o encerramento do Congresso da Geografia Portuguesa, contribui para o alargamento a toda a comunidade de geógrafos, professores ou não, a preocupação suscitada pelas notícias atuais e confirmada, de alguma forma, pelo Orçamento de Estado.
Se há uma boa notícia em termos de mobilização, também há uma notícia preocupante, infelizmente.
Eu não li, mas informaram-me que o Correio da Manhã de 6ª feira, dia 28 de Outubro, afirma que no próximo ano letivo se vai dar a fusão das disciplinas de Geografia e de História. Esta notícia, cujo fundamento ignoramos, é muito grave.
Sérgio Claudino

Sem comentários:

Enviar um comentário