terça-feira, 21 de junho de 2011

A divulgação da Petição Pública Nacional

Car@s colegas
1. Neste maior dia do ano (solstício do Verão), a Petição Pública Nacional ultrapassou as 1000 subscrições, segundo a informação do incansável António Fernando Silva. Este é um dos números de referência habituais, mas tem também um significado efectivo: com 1000 peticionantes, o texto da Petição Pública é obrigatoriamente publicado no “Diário da República”. No entanto, precisamos de muitas mais subscrições.
2. Para subscrever a Petição Pública, é preciso imprimir a ficha se assinaturas, recolher as mesmas e devolver a folha assinada por fax, email (digitalizada) ou correio.
Temos de ser cada um de nós a fazê-lo. Se me é permitido o exemplo pessoal, no Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa, peguei na ficha de recolha de assinaturas, dirigi-me aos meus colegas e assim recolhi muitas assinaturas.
3. Renovo o pedido de que reenviem o email de divulgação da Petição Pública a outros colegas de Geografia e de História que conheçam. É esta uma grande forma de divulgação. Vou enviar de novo este email de divulgação, com um texto um pouco menor – e peço desculpa a todos os que já receberam e reenviaram o anterior email.
Nas últimas semanas, chegaram a muitas escolas também faxes. Mas a nossa capacidade de divulgação é sempre inferior àquele que muitos professores juntos conseguem.
4. Podem existir discordâncias em relação à Petição Pública. Mas como é possível aceitar-se que um professor de Geografia ou de História fique habilitado a ensinar do 7º ao 12º ano apenas com um ano ou menos de formação científica específica?
Para se ser professor de Matemática, de Educação Física ou de Filosofia, é exigida uma preparação mais demorada. Porquê exigir-se agora menos na formação dos professores de Geografia e de História?
Por outro lado, a unificação das duas disciplinas na formação inicial dos professores não faz adivinhar nada de bom quanto ao futuro da Geografia e da História.
5. Apelo aos professores com formação em Sistemas de Informação Geográfico que colaborem na construção de um mapa nacional com as escolas que já aderiram à Perição Pública.
6. Quando vos escrevo, a Petição Pública já tem 630 amigos no Facebook. Convidamo-vos a fazerem igualmente um pedido de “amizade”. Cumprimentos.
Sérgio Claudino

Sem comentários:

Enviar um comentário